Uma questão que sempre ecoa quando se decide criar um time de dados é o que fazer com o posicionamento dele em sua gestão. Se fosse em um time de futebol, seria o momento em que o técnico não sabe exatamente a posição do jogador. Essa dúvida paira no ar até mesmo nos mais decididos e conscientes gestores de empresas, que entendem a importância de haver um time de dados operando para sua gestão.

O que parece ser tendência é que o time de dados surge organicamente dentro do time de tecnologia. Funcionários de T.I. que percebem a importância de tal time e vão criando um lobby para tocar uma ramificação para dados autônoma. O problema é que logo aparecem as contradições de não pensar em dados como algo distinto de tecnologia, e isso traz problemas na entrega de resultados.

É sempre preciso ressaltar: bons profissionais de T.I. não são necessariamente bons cientistas de dados. Esse é um erro que muitos gestores criam e que acaba por condenar o seu setor de dados a um papel de coadjuvante dentro setor de tecnologia, que tem sua importância e funções mais bem conhecidas em um sentido geral por todos. Entregam dados a T.I. como se fosse uma função totalmente derivada e surgem novamente quando o óbvio ocorre.

O cenário de atrasos, dificuldade com as demandas e com definição de prazos que se cria é quase uma autossabotagem. Outro motivo para que este cenário seja de fracasso iminente é o fato de que o setor de dados exige tanto ou mais que o de tecnologia e, normalmente, o setor-pai já está suficientemente sobrecarregado. Em empresas de maior maturidade analítica, é orgânico que o movimento de independência seja na formação ou logo depois da formação da equipe de dados.

É preciso entrar no futuro da digitalização com consciência plena. Não adianta tentar perder o atraso de uma corrida com os sapatos desamarrados: isso resultará em um tropeço que pode levar a sua jornada empresarial à uma perda maior de tempo e recursos. É para isso que a Stack Tecnologias existe: para que você consiga correr com a certeza de que está em plenas condições. Afinal, como não confiar no time expert da ciência de dados para gerir sua empresa? Vem de Stack!