Algo que precisa ser combinado entre o time de dados e a gestão são as expectativas. Por mais que o time tenha expectativas de atender os mais difíceis desafios propostos, é necessário ter maturidade para saber o que pode ou não ser entregue no tempo determinado. Até mesmo para evitar a frustração de ambas as partes, ou pior, um desgaste na gestão dessa relação.

Em projetos de machine learning, onde a ideia é entregar a máquina o processo de aprendizado através de algumas ferramentas postas, cria-se uma utopia. A ideia de um futuro plenamente automatizado é sedutora para ambas as partes, o que pode criar fantasias que só o “fracasso” pode exorcizar.

A ideia de um modelo complexo, moldado para a entrega de resultados precisos e automáticos existe apenas neste delírio de grandeza que pode bater em times mais iludidos com o que a tecnologia PODE oferecer. Mas a realidade é crua: machine learning é um processo que precisa de monitoramento, ajustes recorrentes e testes a todo momento.

Por isso, deve-se prevenir as frustrações por meio de algumas práticas que podem ser efetivas na entrega:

– Procure entender a baseline na qual você está trabalhando. Com o que o cliente está trabalhando como solução para o problema no qual seu time foi acionado para ajudar? E como estão os resultados dessa mesma ação para resolver o problema? Essa deve ser a planta-baixa para todas as operações do time de dados começar a operar no processo.

Estabeleça metas, mas metas realistas. Não adianta desenhar promessas que não podem ser cumpridas. Estabeleça metas gradativas que avaliem o desempenho a partir de mediano, bom, ótimo e assim por diante.

Observe as métricas do machine learning e avalie quais são interessantes criar runs de otimização para que os resultados possam melhorar.

Verifique o banco de dados e veja se há o suficiente para criar experimentos curtos para análise de resultados o mais imediato possível.

Essas recomendações não foram entregues, apenas muita experiência e atuação no mercado dão estes insights para a melhoria dos seus resultados. E por que não procurar um time que tem experiência para dar e vender? A Stack Tecnologias tem mais de 4000 alunos até então, e pode fazer o time de dados perfeito para sua empresa. Entregue resultados e deixe a gestão do time de dados conosco! Vem de Stack!