Você provavelmente já ouviu falar sobre o Chat GPT, a nova ferramenta de inteligência artificial do Deep Learning que tem despertado interesse de muitos profissionais. Porém, para os que ainda não ouviram falar, o Chat GPT é um mecanismo que combina várias estratégias de data science para automatizar muitas possibilidades que incluam a produção textual.

Envie um link e peça um resumo; peça um roteiro inusitado; converse sobre a sua vida. Apesar das necessidades de aprimoramento, esse recurso consegue fazer de tudo um pouco, abrangendo os mais diversos assuntos e auxiliando em uma variedade de atividades do dia a dia, de forma simples e inteligente.

Mas o que significa GPT? A abreviação GPT (Generative Pre-trained Transformer) vem de um sistema de programação na qual o software se baseia. O GPT-J foi desenvolvido pela OpenAI, a mesma do Dalle Mini, e é focado em explorar o processo de assimilação natural de linguagem e auxiliar em tarefas que envolvam tais habilidades. O caso mais comum é o uso dele para criação de resumos, os quais você pode determinar o tamanho da leitura por meio de comandos.

O GPT consegue, de forma precisa, gerar relatórios e resumos com arquivos de grande porte sem perder ou interpretar erroneamente informações importantes, economizando tempo e energia da sua equipe no trabalho de ler para então criar o mesmo acervo. Sua equipe poderá fazer mais com seu talento onde não há automatismo que possa substituir o trabalho humano. Não é sobre substituir a mão de obra pela inteligência artificial, mas realocar as forças do seu time para onde elas sejam mais produtivas.

Como tudo que é relacionado a data science, tudo isso depende de uma base sólida de dados de qualidade entregue para o Machine Learning. Assim como na alfabetização de uma pessoa, se os livros estiverem rasurados ou incompletos, o aprendizado ainda pode ocorrer, porém fica evidente que o time precisará lapidar os conhecimentos que a máquina concluiu a partir destes dados de baixa qualidade analítica.

O GPT também possui algumas limitações com relação aos seus comandos. Por serem ainda parte de uma máquina, é bem comum que os textos gerados soem repetitivos em sua escrita se forem de pedidos com natureza semelhante. Afinal, a ferramenta possui uma natureza intrínseca a ser prática e ágil antes de criativa em sua forma. O seu foco é na entrega da informação final, mas não tanto na forma como é entregue.

Existe um mundo de Data Science cheio de possibilidades; cabe a todos sabermos aproveitar, tanto para meios pessoais quanto profissionais.

As soluções de Data Science podem ser aplicadas em qualquer mercado. Você já pensou em como elas poderiam ajudar o seu negócio?

Na Stack, o seu negócio pode decolar com o uso inteligente dos dados que você já tem! Fale com um de nossos especialistas e veja o que o nosso time tem planejado para o seu negócio!