Não existe mais CRM sem automatizações – isso já virou parte essencial do mercado. É extremamente difícil, para não dizer impossível, ter uma gestão de clientes eficaz sem pensar em utilizar mecanismos de programação para melhoria da eficiência da leitura dos dados fornecidos e seus demais processos.
Mas como funciona esse processo? Como essas automatizações operam, e por que são tão importantes?
Automações de CRM são regras e processos pré-programados que automatizam procedimentos repetitivos e de largo tempo de execução dentro do sistema de gestão de um CRM. Elas podem variar entre tarefas simples, como o envio de e-mails corriqueiros, lembretes e newsletter, a tarefas de maior complexidade operacional como criação e diagnósticos de score dos clientes.
Essas automações operam por meio de gatilhos a partir de ações baseadas em condições específicas ou eventos definidos pelo time de dados, que programa esse projeto de acordo com a demanda.
Se um lead é registrado e considerado qualificado, o sistema de CRM pode automatizar um e-mail para o time de vendas, assim como já agendar horários para um meet com o cliente, inserir ele em um fluxo de e-mails corporativos como um newsletter, entre outros.
Automações de CRM são mecanismos perfeitos para o controle de tarefas rotineiras, que por sua simplicidade operacional, podem ser feitas com desleixo de forma manual. Assim, a empresa consegue reduzir a margem de erro e poupar esforços dos seus funcionários com tarefas essencialmente burocráticas, podendo entāo focar em estratégias e decisões que podem ser capitais para uma conversão bem executada.
Esses mecanismos também conseguem gerir atividades relacionadas à relação da empresa com seus clientes de forma orgânica para que se adapte às necessidades do consumidor por meio de linhas de programação que consigam dados que embasem um diagnóstico do interesse pelo conteúdo planejado pela estratégia de CRM. Não apenas para isso, mas automatizações conseguem garantir uma lapidação mais apurada de dados, tornando a sua entrega constante e consistente, o que pode facilitar outros processos para o time de dados.
Nós sabemos que o time de dados é um setor cada vez mais capital para ser deixado a responsabilidade de qualquer um. Por isso, sugerimos que você pense Stack e deixe sua gestão com quem entende do assunto, para que assim você possa focar o seu tempo no que realmente importa: decidir assertivamente e entregar resultados cada vez melhores!